A importância da Gestão de Saúde Ocupacional

A gestão de segurança do trabalho é essencial para garantir a saúde e segurança ocupacional no ambiente da empresa. A estrutura permite que os técnicos identifiquem e controlem riscos à integridade dos trabalhadores, o que reduz consideravelmente o índice de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. 

O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) é quem regulamenta as normas da saúde e segurança do trabalho no Brasil, que exige a conformidade total da empresa à legislação. Para regularizar o ambiente de trabalho e garantir a proteção à vida, as empresas contam com consultorias e assessorias especializadas em segurança do trabalho para adequação de suas condições.

ÁREAS DA GESTÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

O procedimento de gestão de segurança do trabalho inclui diversas áreas de atuação em uma empresa. O processo avalia situações que podem causar danos ao trabalhador, medidas para emergências e medidas para a promoção da saúde dos funcionários.

O treinamento e conscientização também são importantíssimos para capacitar os trabalhadores e informá-los sobre métodos seguros de trabalho. A gestão também deve considerar a consulta constante às equipes para aprimoramento contínuo, além da avaliação de desempenho e monitoramento das atividades no ambiente de trabalho.

VANTAGENS DO SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Há inúmeras vantagens em adotar um sistema de gestão de segurança do trabalho com procedimentos formais. O ambiente de trabalho é fundamental para determinar a qualidade de vida dos colaboradores, bem como sua produtividade.

Um cotidiano de insalubridade, insegurança, desorganização e estresse pode causar inúmeras doenças e prejudicar o desempenho da equipe de profissionais como um todo, por isso a gestão da segurança ocupacional é a solução ideal para oferecer as condições de trabalho necessárias para o desenvolvimento da empresa e seus funcionários. 

ARATEC ASSESSORIA: GESTÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO DE EXCELÊNCIA

A ARATEC é uma renomada empresa especializada em consultoria e assessoria em gestão de segurança do trabalho e meio ambiente que oferece as melhores soluções do mercado. A empresa possui equipes de consultores experientes e qualificados para atender às rigorosas normas de gerenciamento em Segurança, Saúde e Meio Ambiente. 

Entre as especialidades da empresa estão certificados e licenciamentos diversos, mapas de riscos, laudos técnicos, inspeções de segurança, auditorias específicas, locação de mão de obra técnica, sistemas de controle e gestão etc. 

 

Com o serviço de mensageria, você garante a qualidade das informações e a gestão completa dos eventos de SST do eSocial, sem se preocupar com prazos de envio ou com novos processos que consomem tempo e recursos humanos.

As obrigações relacionadas aos aspectos técnicos e legais de Saúde e Segurança do Trabalho podem ser cumpridas por meio da Ativa, com uma equipe completa de técnicos que validam as informações e realizam a transmissão dos dados dentro dos períodos e das competências.

Confira quais informações devem ser registradas:

Evento S-2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho

Ao ocorrer um acidente de trabalho, doença ocupacional ou morte de um trabalhador, é preciso realizar a abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

A CAT é responsabilidade da empresa, que realiza o preenchimento de informações via web e, após, utiliza o aplicativo da Ativa para enviar os dados ao eSocial. Neste sentido, você terá todo o suporte necessário para realizar o registro correto de informações.

Evento S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador

As informações referentes ao Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) devem ser enviadas ao eSocial. Além disso, sempre que exames ocupacionais são realizados, eles também devem ser registrados.

Com a assessoria da Ativa, a sua empresa garante:

  • Desenvolvimento do PGR e do PCMSO, programas essenciais para realizar os exames corretos de acordo com cada atividade e risco correspondente.
  • Realização dos exames médico ocupacionais em diversos locais do país, sendo eles admissional, demissional, periódico ou mudança de riscos ocupacionais.
  • Organização e envio das informações já no layout exigido pelo Governo.

Evento S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Fatores de Risco

Este evento está relacionado ao enquadramento do colaborador na aposentadoria especial. Para obter essa informação, a Ativa analisa a exposição aos agentes nocivos na empresa e, a partir disso, elabora dois documentos:

  • PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos.
  • LTCAT - Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho.

A partir do estudo dos riscos, é identificada a presença ou ausência de agentes nocivos, estes diretamente ligados à aposentadoria especial.

Além da mensageria, a sua empresa também pode contar com outros dois recursos:

Extração de arquivo XML

Utilize o sistema da Ativa para extrair as informações para envio via sistema próprio de folha de pagamento. O documento é emitido já no layout exigido e com os devidos códigos.

Acesso ao Sistema Ativa

Com o acesso ao aplicativo, é possível visualizar todos os eventos relacionados ao período desejado, além de obter as informações prontas para disparo ao Governo por meio da certificação digital da sua empresa.

 

 

Empresa

Contato

Aratec - Engenharia
  (16) 99798-4339

engenharia@aratec.com.br

  

JoomShaper